O ciclo circadiano é o mecanismo através do qual o organismo se regula entre o dia e a noite. A partir dele, os processos fisiológicos são ajustados para que o corpo consiga desempenhar suas atividades, como acordar, sentir fome, sentir sono, etc. O período de 24 horas, ou seja, um dia completo, é o que conduz o ciclo circadiano. Ele é nosso “relógio”.
A luz, durante o dia, e a ausência dela, durante a noite influenciam o nosso relógio biológico, que regula as atividades de cada período do dia, determinando os comportamentos do organismo.
O ciclo circadiano interfere na temperatura corporal, na produção e liberação de hormônios e no apetite. Ou seja, sua influência no metabolismo é direta.
Durante o dia, o cortisol ajuda a despertar e a insulina auxilia nos processos de uso da glicose obtida a partir de alimentos. Durante a noite, a melatonina prepara o corpo para dormir. Por conta disso, as escolhas de horários e os hábitos que nos movem podem influenciar positivamente ou negativamente o equilíbrio hormonal. Ou seja, a atenção sobre isso é primordial para que o desequilíbrio hormonal não desencadeie nenhum adoecimento.
Você já notou que existem “pessoas diurnas” e “pessoas noturnas”? Dentro do cérebro há uma área responsável pelo comando que define nossa preferência pelo dia ou pela noite. Ou seja, é cerebral a “escolha” por momentos para realizar as atividades diárias. Isso significa que o ciclo circadiano, até certo ponto, é muito pessoal. E o nome que se dá para isso é cronotipo, a tendência das necessidades de cada um durante os períodos do dia.
Os hábitos diurnos ou noturnos interferem em todos os hábitos e atividades que desempenhamos ao longo de cada dia, especialmente por conta da luz. A genética já é um fator reconhecido como condicional para a determinação do cronotipo individual. Ela não é determinante, mas influencia a predisposição.
O cronotipo possui associação direta ao metabolismo, e é essencial entender como o organismo funciona a partir da genética individual. Conhecer o próprio metabolismo e os horários em que você produz mais, descansa de forma mais profunda, sente mais ou menos fome, é uma enorme vantagem quando o objetivo é a qualidade de vida, o equilíbrio e uma vida mais saudável. O relógio biológico tem tudo a ver com os hábitos.